Devemos dar livros às crianças?

A importância dos livros e da leitura para as crianças

No kit lúdico que a babysitter leva consigo estão sempre presentes algumas histórias, adaptadas à faixa etária da criança, seja ela um bebé de 6 meses ou uma criança de 6 anos. Mas… porquê? Porque é que é importante deixar a criança estar em contacto com histórias e livros? Porque é que é importante ler para a criança?

A leitura de histórias contribui, não só para o desenvolvimento da linguagem e o enriquecimento do vocabulário da criança, como também para a criação de hábitos de leitura [1].

“Hábitos de leitura? Em crianças que ainda não sabem ler?” Exato!! :) A criança apesar de ainda não saber ler, ao estar em contacto com livros e ao ouvir histórias desenvolve comportamentos e atitudes características de um leitor: [1] aprende como começam as histórias, como se viram as páginas, a caracterizar o que vê nas imagens, a construir uma narrativa…

Quando contamos uma história à criança esta tem a possibilidade de experimentar a relação entre escrita e leitura.

Quando deixamos a criança explorar livremente um livro e esta inventa uma história ou cria uma rima sem sentido, está a aprender que pode ser ela própria a criar as histórias e relacionar palavras de uma maneira satisfatória e inteligível [2].
Assim, começamos a perceber que a leitura de histórias constitui-se numa atividade “muito rica e completa, pois permite a integração de diferentes formas de abordagem à linguagem escrita, em geral, e à leitura, de uma forma específica” [3].

A exploração dos livros “desperta e estimula a imaginação infantil, fomenta e educa a sensibilidade, provoca e orienta a reflexão e cultiva a inteligência” [4]

“Mas os mais pequenos rasgam o livro!”
Sim. Rasgam, colocam na boca e mordem. Mas faz parte. Faz parte deste longo processo de aprendizagem. Irão fazer, mas só até aprenderem que o livro pode ser explorado de outras formas.

Uma atividade tão simples… um objeto tão rico e tão fantástico! Permite-nos viajar, imaginar e sonhar… Assim, leia! Leia para o seu educando e dê-lhe livros! :D

Beijinhos e xi-corações!

Fontes:

Comentários